-
Arquitetos: Carreño Sartori Arquitectos
- Área: 343 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Cristobal Palma / Estudio Palma
Descrição enviada pela equipe de projeto. O valor do local - situado na coroação da colina Mirador de Los Dominicos -, é a sua frente que tem vista ao horizonte da cidade e às montanhas circundantes.
A primeira operação do projeto foi duplicar esta frente, introduzindo um acesso subterrâneo, que abre o interior do local e sobre este, o jardim. Esta plataforma é sustentada por uma viga de 20 metros de largura que conforma o limiar com o qual se cria um percurso estendido pelo longo do terreno, recolhendo em seu trajeto a luz do norte para os recintos.
A casa propõe uma continuidade espacial através de um sistema de rampas e escadas que relacionam quatro solos de uso comum: o acesso/estacionamento e três estares; o principal, o familiar e o dos pais. A este espaço comum e total, composto por diferentes ambientes, confluem os recintos privados, realizando uma vida familiar de cruzamentos e proximidade.
A obra resolve com continuidade material - uma sequência de planos de concreto armado - a transição na física da casa, que vai desde a contenção do terreno até a construção do vazio habitável.
O projeto busca multiplicar tridimensionalmente o lugar. Se confunde numa sequência de níveis e planos facetados. Com isto, cria-se uma casa integrada ao terreno, formando um espaço interior grande e contínuo, por sua vez relacionado com os exteriores e jardim.